sexta-feira, julho 04, 2008

Sound Advice no "Mensageiro de Bragança"


Sound Advice:
“Interioridade
não é obstáculo”

Banda brigantina lançou edição de autor de um EP, “Ride to the beginning”. Trabalho está a ter boa recepção junto de algumas rádios nacionais e regionais


A interioridade a que está sujeita a cidade de Bragança é, actualmente, um “factor insignificante” à divulgação da sonoridade rock dos Sound Advice. A banda foi criada há 11 anos atrás, em 1997, mas só agora, depois de muitos percalços, é que conseguiu lançar a edição de autor de um EP, intitulado “Ride to the beginning”.
O trabalho foi gravado em Agosto e Setembro de 2007, nos estúdios Sound Vision, em Vila do Conde. É constituído por seis temas originais cujas letras se encadeiam entre si para relatar uma história que é contada do fim para o início, como o próprio título sugere.
O vocalista da banda, João Mata, contou ao Mensageiro que se há 11 anos atrás o facto de residirem em Bragança constituía uma “barreira” à evolução da banda, hoje em dia, a Internet afigura-se a uma espécie de “auto-estrada”, mas sem limites de velocidade. Os Sound Advice
marcam presença em diversas páginas da Internet onde aproveitam para divulgar a todo o público o seu trabalho. No mundo virtual a banda concorre com outras do mesmo género e sujeita-se aos votos dos cibernautas. No portal Palco Principal, atingiram o Top 20 das bandas de rock e estiveram ainda no Top 100 entre todas as bandas registadas (num total de 1250 artistas).
Depois da gravação deste novo EP, os Sound Advice chegaram mesmo a ser contactados por uma editora de Aveiro que chegou a mostrar interesse na divulgação e na edição do trabalho. No entanto, diz João Mata que no meio musical “o que hoje parece certo, amanhã é quase impossível” e o contacto, para já, não passou disso mesmo.
A divulgação está agora a ser assegurada por várias rádios nacionais e regionais que receberam positivamente o trabalho da banda.

Novos temas em composição

Os Sound Advice estão agora concentrados na composição de novos temas e não põem de lado a
hipótese de avançar para a gravação de um trabalho de longa duração, ainda que tenha que ser suportada pelos elementos da banda, como aconteceu no passado com a edição de duas demos-cd e um cd acústico.
Actualmente, a maior dificuldade da banda é a distância que separa os quatro elementos. O vocalista está em Beja, o baterista (Paulo Sarmento) está em Vila Nova de Gaia, o guitarrista (Tiago Gomes) no Porto e o baixista (Nuno Mata) em Bragança.
“É um pouco difícil encontrar tempo livre em comum, mas também já aprendemos a lidar com
isso”, contou João Mata.
A banda espera agora pela confirmação da sua actuação em alguns festivais do país e nalguns bares da região. Certa é já a sua presença nas Verbenas das Festas da Cidade de Bragança.

Carla A. Gonçalves
complementar

11 Anos de Rock

Os Sound Advice foram criados em Outubro de 1997 como um projecto rock, género que mantêm até hoje. Um ano após a sua criação, a banda gravou o seu primeiro demo-cd, intitulado “Respeito” com seis temas originais.
Depois de algumas “mexidas” na banda que quase levaram à sua extinção, os Sound Advice decidem manter-se e criar novas composições lançando, em 1999, um novo democd, o “(Re)Born”. É neste ano que a banda marca presença num festival de música em Guimarães, onde alcançaram o 13º lugar contra 97 bandas concorrentes, e no Carviçais Rock, em Torre de Moncorvo. Depois de várias actuações pelo país fora, grava em directo, nos estúdios da rádio RBA, um CD acústico com os temas dos dois demos.
Entre 2001 e 2004 a banda esteve praticamente “parada” devido a questões profissionais, mas João Mata, um dos principais impulsionadores do projecto musical, decide voltar ao activo e chamar novamente os seus parceiros musicais. O convite foi aceite apenas pelo baterista (Paulo Sarmanto) e o baixista (Nuno Mata) e, em 2006, os Sound Advice voltam a compor novos temas. É nesse ano que a banda ressurge novamente com uma actuação ao vivo no Teatro Municipal da cidade.
O evento serviria para a banda consolidar a necessidade de introduzir mais um guitarrista no projecto como forma de alcançarem a sonoridade desejada. Tiago Gomes é então convidado a juntar-se na guitarra-solo, acumulando as funções de teclista em alguns temas.
No ano passado, a banda grava então o primeiro EP, “Ride to the beginning”, cujo cd foi editado em Janeiro deste ano.